segunda-feira, 12 de outubro de 2009

MARVEL FIGURINE COLLECTION Nº2 - WOLVERINE

Quando Wolverine surgiu, em 1974, é bem provável que seu criador, o roteirista Len Wein, sequer suspeitasse do sucesso que aquele baixinho vestido de amarelo e com bigodinhos faria pouco tempo depois. Menos ainda que, passados pouco mais de 30 anos após a primeira aparição do mutante em uma história do Hulk (The Incredible Hulk 180), ele estaria no auge de sua popularidade.

Com o seu filme solo nos cinemas e desenho animado nas telinhas, o Omelete resolveu trazer aos marinheiros de primeira viagem uma série de artigos que jogassem alguma luz sobre o herói nas histórias em quadrinhos. É no meio em que ele nasceu, afinal, que Wolverine tem um rico – e complicado – histórico, não só pela extraordinária longevidade do personagem, mas também por causa dos implantes de memória e constantes lavagens cerebrais, que tornam seu passado uma intrincada colcha de retalhos.

As Origens

O que se sabe com certeza é que o homem que durante muitos anos foi chamado simplesmente de Logan nasceu James Howlett, no Canadá, na segunda metade do século XIX.

Depois de uma tragédia familiar, James assumiu o nome Logan e passou o resto de sua adolescência nas florestas daquele país. Quase cem anos depois, na última metade do século XX, Logan foi recrutado - à força ou não – pelo governo canadense para participar do projeto Arma X, no qual teve o metal indestrutível adamantium vinculado aos seus ossos. Pouco tempo depois integrou o primeiro supergrupo do Canadá, a Tropa Alfa, que deixou para tornar-se um membro relutante dos X-Men, grupo do qual nunca mais saiu.

Entre cada uma dessas fases, registradas nos quadrinhos, há grandes espaços em branco - resultando em poucas certezas do que é fato ou ficção na biografia de Logan.

Os Fabulosos X-Men e outras equipes

Alguns anos depois, Logan ingressou no Departamento H, quando James McDonald Hudson, o Guardião, e sua esposa Heather, o encontraram desorientado e às portas da morte perambulando pelas florestas canadenses. Após sua recuperação, o baixinho se juntou voluntariamente à Tropa Alfa como um sinal de agradecimento pelo que os Hudson fizeram por ele. Sua primeira missão: enfrentar o Hulk (justamente a primeira aventura do personagem).

A decisão de deixar a agência canadense veio quando Charles Xavier cruzou o planeta para recrutar uma nova equipe de X-Men. Seus pupilos originais, afinal, estavam prisioneiros da ilha sapiente Krakoa. Com a ameaça derrotada e interessado pela Garota Marvel (Jean Grey), Logan optou por ficar na nova equipe de Xavier, começando uma longa relação com o telepata e sua Escola Para Jovens Superdotados.

Mais tarde, quando os X-Men foram dados como mortos e se refugiaram na Austrália, Logan voltou à Madripoor para impedir que a Víbora, também conhecida como Madame Hidra, assumisse o comando do submundo local. Essa fase foi uma das que inauguraram o gibi solo do baixinho no Brasil e demandava bastante suspensão de descrença do leitor já que o disfarce que Logan escolhera para se manter no anonimato consistia-se, simplesmente, de um tapa-olho. Nessa época, uma das aliadas recorrentes de Logan era Jéssica Drew, a Mulher-Aranha que estava sem poderes e agia como detetive particular.

De volta aos X-Men, após um encontro com o vilão Ômega Vermelho, o herói começou a questionar mais enfaticamente a ausência de suas memórias. O interesse não gerou frutos, mas ainda assim marcou uma nova fase nas aventuras do mutante, já que outros roteiristas passaram a explorar mais essas lacunas. Uma revelação importante aconteceu quando Logan teve o adamantium arrancado de seu corpo por Magneto, descobrindo que suas garras não foram criadas no Projeto Arma X, mas que ele sempre as tivera, como extensões ósseas. O evento também provou que seu fator de cura trabalhava 100% do tempo para impedir que ele morresse devido à contaminação por metal pesado. Sem o elemento em seu organismo, houve um choque e Logan involuiu, tornando-se mais feroz que nunca e com aspecto grotesco. Durante um bom tempo, a luta entre o homem e o animal interior pendeu para a fera, até que, com a ajuda de Elektra e Stick – o mesmo sensei que ajudou Matt Murdock, o Demolidor, a controlar seus sentidos aguçados – Logan retomou sua racionalidade e sanidade. Ele passou a andar por aí com um indutor de imagens, de forma que seu aspecto ameaçador, pelo menos aparentemente, não fosse tão chocante aos olhos dos outros.

Durante esse período, Logan foi raptado pelo mutante Apocalipse sem que nenhum dos X-Men notasse. Secretamente, o vilão ancestral substituiu o verdadeiro Logan por um skrull enquanto submetia o mutante novamente ao processo de lavagem cerebral e vinculação de adamantium em seus ossos. O intuito de Apocalipse: transformar Wolverine em seu principal Cavaleiro, Morte. Como não poderia deixar de ser, em um confronto com os X-Men – e com a ajuda primordial de Jean Grey – Logan superou seu condicionamento e voltou aos X-Men.

Não tardou para que ele, novamente, fosse controlado por outras forças. Capturado pela Hydra e Tentáculo, Wolverine foi transformado em uma máquina de matar e assassinou até um antigo colega, Estrela Polar. A matança só parou quando a S.H.I.E.L.D. conseguiu desprogramá-lo.

Finalmente, após o evento conhecido como "Vingadores: A Queda", no qual o grupo foi desmantelado depois de um colapso da Feiticeira Escarlate, o Capitão América viu-se forçado a reformular a equipe. Convencido pelo Homem de Ferro, o Capitão admitiu Wolverine no grupo. Além dos três, formavam os Vingadores na ocasião o Homem-Aranha, a Mulher-Aranha e Luke Cage. Pouco tempo depois o Sentinela e Eco, na época assumindo a identidade de Ronin, se juntaram a equipe.

Após outro evento, a "Guerra Civil", o grupo foi dividido em dois. Com o Capitão América morto, Luke Cage, o Homem-Aranha e Wolverine partiram para a clandestinidade e formaram os Novos Vingadores ao lado de Punho de Ferro, Eco, Doutor Estranho e Clint Barton.

Devido ao auge de popularidade de que desfruta no momento, Wolverine hoje estrela três gibis solo nos Estados Unidos: Wolverine, Wolverine: Origins e Wolverine: Weapon X, além de suas participações constantes nos gibis dos X-Men e em Novos Vingadores. Isso sem contar o sem número de aparições especiais que faz todos os meses em boa parte das histórias em quadrinhos da Marvel Comics.