sábado, 15 de agosto de 2009

CENAS DO ANTIGO EGITO 1º EDIÇÃO

Como eu havia prometido, seguem fotos reais da 1º edição da coleção Cenas do antigo egito, publicadas pela editoraDel Prado.

Breves considerações
Eu semprei achei as figuras de chumbo trazidas para cá pela editora Del Prado de qualidade inferior aquelas trazidas pela editora PlanetaDeAgostini, estas fotos mostram um pouco isso. A pintura do Faraó não está tão bem acabada. Mas que compra estas figuras em banca, sabe que pelo fato de serem bem delicadas, acabam sendo danificadas. Vou esperar pela próxima edição para saber se a pintura é fraca ou dei azar de pegar uma meia boca.

A Primeira edição é composta pelo Faraó, seu trono e o escabelo.

Esta cena recria, a partir de imagens do Império novo, o rei e a esposa real sob um baldaquino externo ao palácio. Trata-se de umtipo de edificação simples com colunas papiroformes sobre um soco. Esse tipo de ambiente era usado como local de repouso ou como um espaço para audiências onde o faraó e a esposa real entregavam recompenas como peitorais, taças de ouro, ás personalidades de destaque. Há relevos que reproduzem estas cenas, como na tumba de Horemheb. O rei e a esposa real também costumavam realizar a cerimònia de recompensa em uma varanda do palácio, denominada Janela da Aparição.


Agora vejam os detalhes riquíssimos do trono. Fantástico.




Para mais informações sobre esta coleção, visite o tópico anterior sobre ela.

Um comentário:

  1. cara vc deu azar mesmo pois o meu faraó veio perfeito e com + qualidade do que o Planetadiagostini além do manual intacto espero a edição 3 agora e boa sorte ao achar as edições e amo sua coleção muito boa parabens!!!

    ResponderExcluir